Metais de banheiro, assim como quaisquer outras peças de metal, precisam de alguns cuidados para se manterem sempre brilhantes e livres de oxidação.
Tanto peças com banhos de cromo, quanto ouro, prata e outros metais sofrem oxidação com o passar dos anos. Porém, esta degradação que costumamos ver surgir com o tempo pode ser evitada ou retardada quando se mantêm cuidados periódicos.
Um cuidado básico e muito simples é limpar a superfície periodicamente. Uma sugestão é usar um pano macio com água e sabão neutro. Este procedimento livra a superfície da salinidade que se deposita e inicia pontos de corrosão com o tempo.
Pode parecer simples demais, mas é fácil constatar que metais que estão sempre em contato com água e sabão (como manoplas de chuveiros e torneiras, por exemplo) sofrem muito menos do que as partes que têm pouco uso ou contato (chuveiros, toalheiros, papeleiras, etc…). Por isso indicamos uma limpeza regular dos metais com água e sabão neutro. Não usar palha de aço ou o lado áspero das esponjas, que podem riscar as peças. Também existem no mercado produtos específicos para a limpeza de metais.
Lembre-se: metais maciços como inox, bronze ou prata podem aceitar uma escovação mais pesada, como o lado áspero da esponja. Mas peças banhadas, com cromo, por exemplo, podem riscar e aumentar ainda mais a corrosão.
Peças muito danificadas podem precisar ser decapadas e receber um novo banho para ficarem novas outra vez. Neste caso conte conosco para fazer uma cromagem, douração ou outro acabamento nos seus metais.