Cubas e lavatórios. Quando pensamos em fazer aquela reforma no banheiro, surge sempre uma dúvida sobre que peças são mais harmônicas para preencher esse importante ambiente da casa. O que fica melhor na decoração, qual é a mais funcional e que tipo de produto ou material devemos comprar: uma cuba ou uma “pia”.
Cuba, Lavatório ou “Pia”?
Antes de mais nada, é preciso entender que, tecnicamente, a palavra “pia” se refere somente à cozinha, sendo que peça única usada em banheiros é chamada de lavatório. Antigamente, todo banheiro de uma casa tinha essa peça inteiriça (mais clássica e tradicional). Somente de algumas décadas para cá, os lavatórios vêm sendo gradualmente substituído pelas bancadas com cubas.
Geralmente em louça e apresentando modelos diversificados, as cubas são embutidas ou apoiadas nas bancadas para receber a água da torneira. Por isso, a primeira coisa a se fazer no planejamento de um banheiro é decidir sobre bancadas, cubas e lavatórios. Essa decisão vai depender do tamanho, do formato e do uso do seu banheiro ou lavabo.
Neste artigo, apontamos as principais diferenças (vantagens e desvantagens) entre cubas e lavatórios, além de mostrarmos as melhores opções disponíveis que estão no mercado!
Quais são as vantagens e desvantagens de um lavatório?
A maior vantagem da compra de um lavatório é que ele fica bem mais em conta em relação à aquisição de uma bancada e uma cuba separada. O tamanho do espaço disponível no banheiro é outro fator importante. Em banheiros pequenos, onde uma bancada ficaria com a mesma largura de um lavatório, pode não valer a pena investir em uma.
Já a desvantagem de optar por um lavatório, é que não haverá muito espaço para guardar os seus itens de higiene e cuidados pessoais, ficando bem mais difícil a instalação de um armário embutido embaixo dessa peça. Portanto, essa opção mais tradicional é recomendável caso você não queira investir muito na obra ou reforma do seu banheiro.
Quais as vantagens e desvantagens de possuir uma bancada com uma cuba?
Hoje, as bancadas são cada vez mais comuns nos banheiros porque aproveitam melhor o espaço do ambiente. As suas inúmeras possibilidades de acabamento e de design ajudam a harmonizar muito bem com o estilo de banheiro a ser reformado ou construído.
Sobre a bancada, os usuários do banheiro passam a ter mais espaço para acomodar os itens de uso pessoal (espelhos de bancada, saboneteira, e outros acessórios de bancada). Abaixo dela, há a possibilidade também de haver um armário com espaço para a guarda de outros itens de higiene e cuidados especiais.
A única desvantagem a ser apontada aqui é o preço, já que uma bancada com uma cuba e um armário necessitam de um investimento maior pelo cliente em comparação com um lavatório.
Quais são os modelos de cubas disponíveis no mercado?
– Cuba de embutir
São os modelos mais simples, onde a cuba fica por baixo, colada na bancada, deixando o ambiente do seu banheiro mais clean. Esse modelo pede um armário sob a bancada. Caso você opte por não ter, o indicado é colocar uma saia de 20 a 30 cm para esconder o fundo da peça e o sifão.
– Cuba de semi encaixe
Neste modelo, a frente da cuba fica para fora da bancada. Sendo assim, é interessante para aqueles que desejam ter um design mais arrojado, tanto em pequenos banheiros (que precisam economizar algum espaço) quanto nos mais amplos.
– Cuba de apoio
Figurinha fácil em lavabos e banheiros sociais, este tipo de cuba fica fixa em cima da bancada. Geralmente o ponto de apoio é a própria válvula de escoamento. A vantagem desse modelo é justamente o seu estilo inconfundível. Por outro lado, a principal desvantagem desse tipo de peça é que, dependendo do tamanho da bancada, pode não sobrar muito espaço para outros acessórios. Também é necessário escolher uma torneira ou misturador alto, compatível com a cuba.
– Cuba de sobrepor
As cubas de sobrepor deixam a bancada com mais espaço, pois apenas uma parte da cuba fica acima, enquanto o restante está dentro da bancada. Aliás, existem diversas opções de cuba de sobrepor no mercado para compor com o seu banheiro.
– Cuba esculpida
São modernas e representam uma nova tendência nos projetos de banheiros. Esse modelo consiste em ter a cuba e a bancada do mesmo material, de forma que pareçam uma única peça. A propósito, dessa forma é possível criar peças únicas e bastante singulares!
Enfim: inspire-se nesses modelos de cubas para o seu banheiro, fale com um dos nossos especialistas para mais orientações e consulte o catálogo disponibilizado no site da Acqua Design. Você vai encontrar peças modernas, práticas de instalar, resistentes e que trazem a melhor composição para o seu banheiro!