Hoje, cada vez mais, os arquitetos e especialistas em paisagismo das cidades grandes procuram por projetos que beneficiem não apenas a qualidade do ar e ajudem a regular a forte emissão do dióxido de carbono (CO2) produzidos pelas indústrias locais e meios de transporte das ruas, mas que também sejam uma boa alternativa de conforto e lazer para os seus clientes.
Os novos lançamentos de prédios comerciais e residenciais têm promovido a criação de áreas cobertas (varandas e coberturas) por uma vegetação que colabore significativamente para a redução do efeito estufa e do aquecimento global, mas também possibilite aos moradores e usuários um ambiente que transmita uma sensação de um oásis em plena cidade.
Neste sentido, os jardins de coberturas ganham um papel de protagonismo com a composição de uma variedade de plantas que harmonizam com uma série de itens voltados para trazer conforto, relax e lazer aos seus ocupantes. Neste artigo, mostramos alguns detalhes que não podem faltar no paisagismo das coberturas e que ainda fazem uma grande diferença para quem deseja desfrutar de um lugar mais agradável e saudável!
Como criar um jardim de cobertura perfeito para viver e relaxar?
Em primeiro lugar, vale ressaltar a importância de contar com o auxílio de um profissional especializado em paisagismo e/ou arquitetura, já que será ele quem irá avaliar adequadamente as condições que o local oferece (a estrutura do telhado e a capacidade de suporte de peso entre outras considerações), indicando quais as melhores plantas e itens essenciais para a realização do seu projeto de cobertura.
É bom lembrar também que os jardins de cobertura necessitam de uma manutenção contínua, que inclui rega, adubação, poda das plantas e verificação dos ralos de drenagem para garantir um eficiente escoamento da água. Solicite também a orientação de especialistas em acessórios para áreas externas com o intuito de garantir mais funcionalidade, conforto e beleza para a sua cobertura verde.
Quais são os principais benefícios de planejar uma cobertura verde?
– Criação de espaços verdes de lazer, convivência e relax;
– Redução do efeito ilha de calor urbana;
– Melhora significativa da qualidade do ar;
– Isolamento térmico da casa ou prédio;
– Aumento da diversidade da fauna urbana.
Como fazer com que o seu jardim de cobertura seja uma área mais saudável, bonita e confortável?
1. Escolha plantas que sejam adequadas ao clima e às condições do local;
2. Planeje um sistema eficiente de irrigação e/ou coleta de água para evitar tanto o excesso quanto a falta da mesma. A utilização de ralos lineares ajuda bastante no escoamento da água e compõe muito bem com esse tipo de ambiente;
3. Faça a poda regular das plantas para que continuem sempre saudáveis e não cresçam demais;
4. Realize uma limpeza frequente do local, retirando as folhas secas e outros resíduos que possam acumular no jardim e/ou entupir os ralos de drenagem;
5. Caso a sua cobertura conte também com uma piscina, pense na instalação também de um chuveiro de piso ou de parede que fique próximo à ela, evitando que a água seja contaminada. Além disso, um chuveiro sempre pode ser uma boa opção para refrescar o corpo nos dias de calor intenso, sem que seja preciso a entrada na piscina.
Ralos Lineares e Linha de Chuveiros da Acqua Design: detalhes que não podem faltar na sua cobertura
Os ralos lineares e os chuveiros em aço inox são opções cada vez mais incluídas nos projetos de arquitetos e paisagistas dos grandes centros. Eles proporcionam muito mais funcionalidade, beleza e conforto para quem deseja ter um jardim de cobertura saudável e confortável.
Consulte o catálogo de produtos da Acqua Design ou fale com um dos nossos especialistas para encomendar o seu ralo linear e/ou o seu chuveiro de piso/parede. A sua cobertura verde vai se destacar nos detalhes!