Blog

Fique por dentro de todas as novidades 

5 ideias de paisagismo fantásticas para casas

5 ideias fantásticas de paisagismo para casas

Com a progressiva valorização dos espaços verdes nos grandes centros urbanos das principais cidades do país, o paisagismo residencial vem se tornando também uma forte tendência nos últimos anos, assumindo um papel de destaque nos projetos de vários arquitetos e decoradores.

Primeiramente, as possibilidades de paisagismo hoje são inúmeras e vão desde um jardim exuberante em um condomínio residencial a pequenas áreas de convivência e relax em uma casa, com propostas inovadoras, práticas e acolhedoras que promovem uma conexão imediata das pessoas com a natureza ao redor (criando automaticamente uma sensação incrível de bem-estar e relaxamento).

Neste artigo, apresentamos para você algumas ideias de paisagismo que certamente irão inspirar o projeto para a sua casa!

O que é o paisagismo residencial?

O termo paisagismo residencial se refere a uma forma de criar e reinventar a estética de um projeto de casa com a inserção de espaços verdes bem planejados que têm como principal objetivo complementar a beleza do local e garantir uma solução harmoniosa que traga uma sensação de relax, conforto e conexão com a natureza.

Quais são os benefícios do paisagismo residencial?

O paisagismo residencial vem ganhando muita força nos projetos de arquitetos e decoradores, pois promovem inúmeros benefícios tanto para as casas quanto para seus moradores. Veja, abaixo, os principais:

– Melhoria da qualidade do ar:

O cultivo de plantas e árvores contribui bastante para filtrar os poluentes e aumentar os níveis de oxigênio do local, proporcionando uma melhora significativa na qualidade do ar.

– Sensação de bem-estar e redução do estresse:

A presença de áreas verdes nos imóveis residenciais colabora sensivelmente para a redução dos níveis de cortisol, hormônio do estresse, promovendo uma sensação de bem-estar e relaxamento.

– Valorização do imóvel:

Um imóvel que possui uma área verde bem planejada pode contribuir bastante para sua própria valorização no mercado, tornando-se um bem muito mais atraente para seus potenciais compradores. As pessoas procuram por espaços de convivência que tragam um maior contato com a natureza.

– Isolante térmico e acústico:

Um projeto de paisagismo com árvores e plantas fornece, além de sombra e ar fresco, um ambiente que pode ajudar também a reduzir ruídos externos (funcionando como um espaço de isolamento acústico para seus moradores).

– Espaços de convivência:

Um imóvel que possui uma área verde bem atrativa convida para atividades de socialização, se tornando em um espaço importante de convivência familiar ou para recepcionar seus amigos. Cada vez mais, as pessoas procuram fazer programas mais intimistas e que proporcionem mais horas de convívio, bate papo e lazer.

Como criar um espaço verde em casa?

O paisagismo residencial pode partir até mesmo de uma proposta simples, ou seja, uma escolha adequada para quem quer simplicidade e praticidade (independentemente do tamanho da área disponível). É possível aliar diferentes estilos com a escolha de plantas e espécies variadas, levando em conta as características do espaço e o clima local.

Em geral, os projetos simples são mais fáceis de manter, tornando a proposta prática para quem deseja ter uma área verde em casa que seja aconchegante e, ao mesmo tempo, proporcione momentos de relax e convívio social.

A seguir, apresentamos algumas ideias de paisagismo residencial para que a sua casa seja um ambiente ainda mais agradável de se viver!

5 ideias de paisagismo para renovar o ambiente da casa com a presença de áreas verdes:

1. Fachadas com paisagismo residencial

O estilo do jardim na fachada pode ser bastante variado. Aqui o importante é que a proposta de paisagismo para a fachada complemente o estilo da casa, mantendo assim uma composição harmoniosa entre a residência e o ambiente ao redor. Existem várias opções como arbustos, gramado, flores, árvores e até uma iluminação para realçar certos detalhes durante à noite. Vale ressaltar que esses projetos requerem uma manutenção cuidadosa e contínua para que a casa não fique com um ar de abandonada.

2. Jardim para corredores laterais externos

A utilização de pedras e plantas de espécies variadas ajuda a compor muito bem áreas externas. Espaços menos privilegiados como corredores laterais ou situados nos fundos da casa, também podem abrigar um cantinho que remete à natureza e traz uma solução harmoniosa com o ambiente ao redor. Da mesma forma, uma iluminação discreta e bem posicionada nestes locais ajuda bastante a criar um espaço mais atrativo e aconchegante.

3. Área externa com cultivo de plantas de diferentes espécies

Uma excelente opção para residências com pouco espaço em áreas externas é a criação de um pequeno jardim. Trata-se de um ótimo espaço para incluir plantas de diferentes espécies e uma mobília que possibilite a convivência social. Ou mesmo um simples lugar para a leitura de um livro (podem ser bancos, sofás, mesas, gazebos, pergolados, redes de descanso etc.). O estilo pode ser do rústico ao mais moderno, dependendo do gosto e do estilo do morador. O importante é ter aquele cantinho especial para chamar de seu!

4. Jardins verticais e cercas vivas

O jardim vertical e a cerca viva são exemplos práticos de muro verde. Porém, o uso de cada um vai depender do espaço disponível e da disponibilidade de tempo para cultivo e manutenção. Ambas as estruturas devem contar com um sistema inteligente de rega, bem como de drenagem (para evitar possíveis infiltrações nas paredes internas, muros e fachadas). Este tipo de paisagismo residencial traz frescor e bem-estar aos moradores, aproximando-os ainda mais do contato com a natureza.

5. Destaque para a piscina

O paisagismo ao redor da piscina contribui bastante para criar um verdadeiro oásis em casa, unindo o espaço verde com o lazer proporcionado por uma piscina. O estilo pode ser tropical ou minimalista. Tudo vai depender do espaço ao redor da piscina (que pode ser circundado com diferentes espécies de plantas ornamentais, gramas e palmeiras, por exemplo). Da mesma maneira, as árvores também podem ser utilizadas nessa área. Assim você terá espaços agradáveis de sombra e frescor. Lembre-se de optar sempre por espécies com menos queda de folhas, contribuindo assim com a limpeza da piscina.

Além disso, você pode dispor de chuveiros para a área externa que proporcionarão ainda mais conforto e higiene durante um banho refrescante nos dias de calor (seja na sua casa de praia, na cobertura ou no deck à beira da piscina). Fixada ao piso ou à parede, a ducha de aço inox é sem dúvida a melhor escolha, pois este material é bem mais apropriado para ficar exposto ao tempo.

Ralos e chuveiros externos para suas ideias de paisagismo

Enfim, aproveite essa oportunidade de criar espaços verdes em casa e planeje bem o seu novo refúgio de contato com a natureza. Para isso a Acqua Design reúne em seu catálogo de produtos excelentes soluções para que qualquer ideia de paisagismo ganhe muito mais qualidade, beleza e durabilidade.

Escolha, por exemplo, os chuveiros para área externa que contribuirão para o sucesso do seu projeto de paisagismo residencial. Use também ralos em aço inox em volta da piscina, pois são sinônimos de resistência e durabilidade. Fale com um dos nossos especialistas para mais informações!