Quais são as opções de ralos para áreas externas? Que modelos e materiais são adequados e quais devo evitar? Essas são as dúvidas que vamos tirar aqui.
Em primeiro lugar vamos deixar claro: podemos usar qualquer ralo para áreas externas. O problema é que este tipo de situação exige mais dos materiais, principalmente pela exposição às intempéries e pelo tráfego mais pesado.
Qual o problema dos ralos de plástico e alumínio?
Sobre a primeira questão, que é a exposição do ralo ao calor e aos raios solares, podemos apontar que materiais derivados de petróleo como PVC e outros plásticos ressecam e perdem sua resistência após longas exposições ao sol. Dessa forma, com o tempo, ralos de PVC vão se tornando frágeis e quebradiços, podendo até mesmo representar perigo ao se romperem.
O segundo ponto é que em locais abertos os ralos estão sujeitos a uma circulação maior de pessoas, bicicletas, motos, carros e, eventualmente, até mesmo de veículos mais pesados. Temos então a questão da resistência do material e nesse quesito, tanto os plásticos quanto o alumínio deixam a desejar.
Aço inox: o melhor material para ralos externos
O material que melhor atende os quesitos de resistência ao sol, calor, contato com a água e ao mesmo tempo é também resistente ao peso e ao impacto é o aço inoxidável. Seu valor certamente é mais elevado, mas a durabilidade compensa futuras obras para troca de ralos. Por estes motivos é o material mais usado em obras de alto padrão. Os ralos de inox ficam muito bem tanto em piscinas e saunas, quanto em varandas, quadras esportivas e outros ambientes abertos. Além dos ambientes comerciais, como mercados, lojas, bares e restaurantes.
E os ralos de ferro fundido?
Temos ainda a opção dos ralos para área externa em ferro fundido (inclusive muito usadas em projetos urbanísticos) porém estes não são ideais para peças de acabamento mais minucioso. Este seria o material mais recomendável para fazer peças grandes e resistentes em larga escala. No entanto as peças delicadas e em menor escala tornam-se inviáveis.
Ralos externos precisam ter grande vazão?
É necessário analisar caso a caso para saber se um ralo mais fino é suficiente para escoar a água do local. De outro modo será necessário optar por um ralo mais largo, com maior vazão para atender a demanda do local.
Fora isso, a vazão também varia de modelo a modelo. Alguns, apesar de finos, apresentam uma área de escoamento relativamente maior. Ressaltando que é sempre importante pensar nas situações mais extremas (como chuvas fortes) para evitar transbordamentos futuros.
Conheça alguns modelos indicados para áreas externas:
Ralo linear invisível com borda. Características: Baixa vazão. Ênfase no acabamento.
Grelha linear tubular. Características: Alta vazão. Indicada para áreas grandes.
Ralo linear corte reto. Características: Ênfase no acabamento. Indicada para áreas grandes.